domingo, 20 de maio de 2012


                   Meton Maia e Silva
               Jornalista e Acadêmico


Notícias Jaguaribanas

Recordando: Faz alguns anos que sempre ia à residência do humanitário médico, fundador da Liga Esperantista de Limoeiro do Norte, Dr. Deoclécio Lima Verde, um jovem padre, seu primo, o Pe. Irineu Lima Verde, vigário coadjutor da paróquia de Jaguaruana (União).
Transferido para a Diocese de Sobral o Pe. Irineu cumpriu várias missões e notabilizou-se como exímio caçador. Em 1962, no ônibus especial que viajava para Canindé nos sentamos vizinhos, conversamos. Ali estava o mais novo companheiro da ACEJI.Quando vigário de Campos Sales, suas caças como nambu, avoante, e outras podiam ser degustadas no hotel local, onde o seu proprietário propagava o cardápio aos seus hóspedes. Histórias curiosas tomavam conta do ambiente a respeito do sacerdote caçador que possuía todos os apetrechos da atividade. Em 1965 nos reencontramos no 21º Congresso da ACEJI em Iguatu, ocasião em que o encerramento do conclave coube ao Bispo Dom Mauro Ramalho. Tomamos conhecimento através do companheiro Lindenberg Aquino que o nome do Pe. Irineu Lima Verde enaltece uma das ruas do Crato.
Entre 2 e 4 de maio ocorreu no Palácio das Nações em Genebra-Suiça uma reunião de cientistas e especialistas que a convite da ONU discutiram a classificação econômica dos recursos minerais do mundo. Um cearense foi escolhido para expor sobre as riquezas minerais brasileiras e os métodos que o Brasil usa para aproveitá-las. Trata-se do jaguaribano Dr. João César de Freitas Pinheiro, geólogo PhD, ex-Diretor Geral Adjunto do Departamento Nacional de Produção Mineral, órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, atualmente empresário em Fortaleza.
O desportista comerciante Luís Valter Maia figura das mais estimadas e conhecidas do Vale do Jaguaribe já não está mais entre nós. Em sua terra natal já que apaixonado pelo futebol, em 1938 em homenagem ao “Vôvô” cearense funda o Ceará no seu coração. Luis Maia é irmão do general Edmar Rabelo Maia, ex-presidente do Fortaleza Esporte Clube.
No dia 09\05 , em Brasília, na Câmara dos Deputados, foi lançado o caderno sobre Assistência Tecnológica às Micro e Pequenas Empresas sobre a coordenação do Deputado Federal Ariosto Holanda, limoeirense, Engenheiro Civil e Professor Universitário. É uma preocupação válida em razão da mortalidade das novas empresas que surgem. No Brasil todos os anos abrem 720 mil empresas e morrem 650 mil.
Agradecemos os parabéns dos familiares, companheiros e amigos que por motivo do nosso aniversário (92 anos), me fortaleceram com suas mensagens de carinho e apreço.
Pensamento:
Quem busca a verdade, quem obedece a lei do amor, não pode estar preocupado com o amanhã. Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário