sexta-feira, 20 de maio de 2011

Duas datas significativas para Russas:
 
 
6 e 9 de agosto. Exatamente na ordem dos fatos, já que o primeiro governador da Capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, ordenou ao Ouvidor Manuel Leocádio Rademak que erigisse em Vila o então povoado, o que ocorreu no dia 6 de agosto de 1801. Vale destacar, que dois anos antes, o governador da Capitania de Pernambuco, ordenara a criação da Vila com o nome de São José do Bispo ou Santo Antonio do Ouvidor, o que só se efetivou posteriormente mediante ato do governador Vasconcelos, recebendo a vila a denominação de São Bernardo do Governador, modificada pelo povo para São Bernardo das Russas.
Cinqüenta e oito anos depois, no dia 9 de agosto de 1859 foi a vila elevada a condição de cidade pela Lei nº 900 com a designação de São Bernardo das Russas reparando essa anomalia de mais de meio século.
Foi através do decreto 169, de 31 de março de 1938 que passou a ser utilizado o nome de Russas.
Portanto, este mês de agosto tem um significado todo especial para nós russanos e para aqueles que escolheram nossa cidade para fixarem residência.
Nesta celebração de seus 203 anos de emancipação política, se fizermos uma reflexão chegaremos a conclusão de que Russas vem apresentando elevado índice de progresso, muito embora tenhamos a lamentar a descaracterização da cidade, através da demolição das pedras que, provavelmente, deram o nome à cidade, e de alguns prédios históricos (matriz, casarões, bangalôs, etc).
Enquanto em algumas cidades seu povo procurou manter o patrimônio histórico, aqui aconteceu exatamente o contrário.
Como não adianta chorar o leite derramado fica apenas o registro, e a esperança de que o que restou seja conservado. Diante dos fatos Russas é uma cidade sem memória!
Um patrimônio cultural que vem sendo mantido com muito sacrifício, enfrentando a incompreensão de algumas pessoas, é o Correio de Russas, que há mais de seis décadas foi fundado por Matoso Filho, e hoje registra esta data tão cara para todos nós.
Avante, pois, Russas bicentenária!
O EDITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário