sexta-feira, 20 de maio de 2011

Notícias Jaguaribanas


Por Meton Maia e Silva - Jornalista


Enquanto fomos correspondentes dos jornais da capital cearense, Correio do Ceará, Unitário e dos Diários Associados, quatros notáveis escritoras limoeirenses se destacavam: Risete Cabral Fernandes, Carmelita Setúbal (ambas já falecidas), Carmusina Monte Arrais e Julieta Faheina Chaves, mulheres de notável inteligência, foram colunistas valorosas e membros da Ala Feminina da Casa Juvenal Galeno. Poetisas cultas e cronistas de primeiro quilate representaram em alto nível a cultura cearense. Nossa homenagem neste mês de Maio, consagrado a Maria, a este sodalício o qual  sempre soube valorizar as talentosas beletristas cearenses.
Aconteceu no dia 11 de maio, às 18h30, no espaço cultural do Superior Tribunal de Justiça, o Lançamento do Livro - Execução Fiscal - Um tema atual sob diferentes olhares. A obra reúne eminentes doutrinadores de carreiras diversas, dentre eles a nova geração de Procuradores da Fazenda Nacional, advogados, juízes, ministros e professores catedráticos no assunto. Um dos escritores é o Procurador da Fazenda Nacional em Brasília, Dr. José Péricles Pereira de Sousa, filho do ilustre limoeirense  José Anchieta de Sousa e Maria de Fátima Pereira. Ao evento esteve presente representando a Colônia Limoeirense, a Sra. Glória Freitas.
Na bela tarde do dia 24 de abril estivemos no aprazível sítio na Precabura,  de propriedade do Sr. Antonio Vagner de Freitas Alencar que ascendia seus 60 anos ao lado de sua gentil esposa Enedina Salatiel Alencar de tradicional família do Cariri. Este casal é um exemplo de perfeita união, tendo no seu jardim familiar duas belas filhas, a odontológa Karla  Emília e a advogada Kamila. Esta coluna é muito curta para descrever um evento alegre e emocionante que uniu as famílias Salatiel e Freitas Alencar. O aniversariante foi alvo de manifestações carinhosas de parentes e amigos.

Na noite do dia 6 de maio, o notável escritor, em solenidade na Academia Limoeirense de Letras, José Maria Barros Pinho ex-prefeito de Fortaleza , lançou seu livro "A viúva do vestido encarnado" sucesso que honra a  cultura cearense  e a terra do Padre Valdivino Nogueira. Entre os presentes, o presidente da Academia escritor e médico Pedro Henrique Saraiva Leão, neto do saudoso prefeito de Limoeiro , Pedro Saraiva de Menezes.

O  Juiz do Trabalho, Dr. João Aurino Mendes Brito, uma das novas inteligências de Limoeiro do Norte,  foi nomeado Desembargador Federal. Mais um filho ilustre nascido na gleba jaguaribana em destaque nos meios jurídicos do país.

Noutros tempos passados viajava-se para Fortaleza, em caminhões mistos fazendo parada à noite no antigo Olho D'água do Venâncio, atualmente em franco progresso a cidade de Horizonte, hoje um grande centro industrial do Ceará. Recentemente, nesta cidade, jogaram  o time local e o famoso Flamengo do Rio. O fato se constitui inédito e curioso. Quem diria que o famoso Flamengo de Leônidas  e do Mossoroense Zequinha um dia jogaria em Horizonte?
Pensamento: A felicidade mais elevada é aquela que corrige os nossos defeitos e equilibra as nossas debilidades.Goethe

Nenhum comentário:

Postar um comentário